Fácil o mais importante gaitista da era pré-2ª Guerra Mundial, John Lee Williamson praticamente sozinho transformou aquele pequeno artefato musical de boca num dos principais instrumentos para os músicos/bandas do Blues, abrindo espaço para as inovações incríveis que viriam a ser feitas por Little Walter e mostrando caminho para um enorme pelotão de outros artistas. Se não fosse pelo seu trágico assassinato em 1948 (enquanto voltava para casa, em Chicago), Williamson teria estado ali, junto de Walter, sem dúvida, explorando novas e excitantes direções musicais. John Lee Curtis Williamson nasceu em 30/mar/1914 em Jackson, TN. Já um virtuoso na gaita em sua adolescência, o primeiro Sonny Boy (tempos depois, Aleck "Rice" Miller adotaria o mesmo nome, sendo chamado "Sonny Boy Williamson II") aprendeu a tocar com Hammie Nixon e Noah Lewis, perambulou junto com Sleepy John Estes e Yank Rachell antes de se fixar em Chicago, em 1934. Sua extraordinária versatilidade e consistente engenhosidade levaram-no a conseguir um contrato de gravação com o selo Bluebird Records, em 1937. Sob direção do, na época, onipresente Lester Melrose, Sonny Boy Williamson gravou prolificamente para o selo Vitor, tanto como líder quanto como músico de apoio de outros dentro do vasto cast de Melrose (incluindo Robert Lee McCoy e Big Joe Williams, que aliás, em troca, tocou em algumas gravações de Williamson). Williamson começou sua sensacional carreira musical com um hit estrondoso. Foi no seminal "Good Morning School Girl", que seria "coverizado" por incontáveis artistas ao longo das décadas seguintes. Na mesma data auspiciosa, ele também gravou "Sugar Mama Blues" e "Blue Bird Blues", ambas também clássicos do Blues. No ano seguinte, novas gemas, incluindo "Decoration Blues" e "Whiskey Headed Woman". Em 1939, soltou "T. B. Blues" e "Tell Me Baby". Em 1940, "My Little Machine" e "Jivin' The Blues". E a lista seguiu poderosa... O grande Jimmy Rogers (cantor, gaitista e guitarrista, membro da banda de Muddy Waters) tomou conhecimento da faixa "Sloppy Drunk Blues", de Williamson (na versão original, tocada com o pianista Blind John Davis e com o baixista Ransom Knowling, de 1941). Rogers, então, adaptaria a canção e alcançaria um enorme sucesso para a Chess, em 1954. Ainda da mesma safra de 1941, Williamson também gravou "Ground Hog Blues" e "My Black Name". A super popular "Stop Breaking Down", de 1945, trouxe o gaitista amparado pelo guitarrista Tampa Red e pelo pianista Big Maceo. Sonny Boy ainda produziu mais de 120 canções para a RCA, entre 1937 e 1947, muitas delas figurinhas obrigatórias nos repertórios de vários gigantes do Blues de Chicago. Seu estilo "chama-e-responde", alternando trechos vocais com ataques pungentes na gaita, foi um avanço colossal que seria adotado por praticamente todos os gaitistas de Blues que vieram depois dele. Mas Sonny Boy Williamson não viveria para colher nenhuma recompensa de suas criações. Ele morreu aos 34 anos (em 1º/jun/1948), no auge de sua popularidade (sua canção "Shake That Boogie" havia sido um hit nacional, em 1947, pela Victor), por causa de uma forte pancada na cabeça durante um roubo no South Side de Chicago. "Better Cut That Out", outro enorme sucesso depois apropriado por Junior Wells, tornou-se o último hit, póstumo, no fim de 1948. Foi a última canção que ele deixou gravada. Wells ainda era um jovem gaitista, apenas começando. Um ainda adolescente Billy Boy Arnold havia acabado de bater na porta de seu ídolo e lhe pedido algumas lições. Williamson não negara e alegremente lhe ensinara. Arnold nunca esqueceu isto e, pelo resto da vida, pagaria tributo ao seu eterno mestre, toda oportunidade. Vê-se, portanto, o enorme legado do primeiro grande gaitista do Blues.
Esse é um mito do blues. Sensacional, dono de uma musicalidade ímpar.Seu maravilhoso legado para o blues é inquestionável.Há uma gravação dele com os Yardbirds, um show ao vivo com ótima qualidade sonora que é uma ignorância de bom!!!
ResponderExcluirCalma, brow. Você, como muita gente, está confundindo. O Sonny Boy Williamson I morreu em 1948, bem antes dos Yardbirds. Aquele que gravou com a mítica banda inglesa (aliás, um discaço - concordo contigo) é o Sonny Boy Williamson II. Vou até, na semana que vem, falar dele para desfazer esta confusão bastante comum.
ResponderExcluirYeah, right, sorry about that! E isso está bem claro no texto. Na hora do comment, me confundi...he...he...he
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