terça-feira, 6 de junho de 2017

O álbum em que o Booker T. & The MG's homenageou os Beatles

Na primavera de 1970, apenas alguns meses após os Beatles terem lançado seu álbum "Abbey Road" (em set/69), o Booker T & The MG's, banda elite do selo Stax Records (que tocou como banda de apoio em quase todas as canções lançadas pelo selo e condensava a essência do som chamado "Memphis Soul"), lançou "McLemore Avenue" (em abr/70), um tributo quase completo àquele último disco dos Fab Four (último álbum dos Beatles a ser gravado, entre fev-ago/69, embora "Let It Be" seja o último a ser lançado, em mai/70, mas gravado entre jan-fev/69). A McLemore Av. do título, como você poderá estar imaginando, era o endereço no qual ficavam os estúdios Stax, da mesma maneira que Abbey Road era o nome da rua onde ficam os estúdios da EMI onde os Beatles gravaram (na verdade, os estúdios não eram oficialmente chamados "Abbey Road Studios" só passando a ser pouco tempo depois do lançamento do disco dos Beatles). Imagino que você também esteja pensando (e acertando de novo) que o álbum do Booker T era duca. A banda realmente ficou tão tocada pela genialidade do disco "Abbey Road" que sentiu-se com necessidade de respondê-lo, apenas para dizer "muito obrigado". Booker T convenceu os MG's (o baterista Al Jackson Jr., o baixista Donald "Duck" Dunn e o guitarrista Steve Cropper) a gravarem "McLemore Avenue", um álbum cover instrumental completo do original "Abbey Road", em longos medleys. Eles inclusive imitaram a famosa capa com os Fab Four atravessando a faixa de pedestres, só que com eles próprios atravessando a McLemore Av.
Resultado: o Booker T & The MG's transformou um disco que já era sublime noutro que era completamente celestial. O set começava com um medley de "Golden Slumbers/Carry That Weight/The End/Here Comes The Sun/Come Together" (note que eles alteraram a ordem e naturalmente os arranjos, amplamente funky & bluesy, no melhor estilo da banda de Memphis, TN). Depois vinha "Something/Because/You Never Give Me Your Money", com a guitarra untada de Cropper, o órgão maravilhoso de Jones, misturando melodia com psicodelia. A Tour de Force do disco juntava "Sun King/Mean Mr. Mustard/Polythene Pam/She Came In Through The Bathroom Window/I Want You (She's So Heavy)", reunindo drama, brilho e balanço, numa reinterpretação soberba e inesquecível (e certamente um dos melhores álbuns da banda). 
Booker T, numa entrevista de 2009, declarou:
"Eu estava na Califórnia quando ouvi 'Abbey Road', e achei aquilo incrivelmente corajoso da parte dos Beatles, que deixaram seu formato e moveram-se para fora do que eles musicalmente já haviam feito. Empurraram limites e se reinventaram, quando eles não precisavam disto. Eles eram a banda top do mundo, mas mesmo assim reinventaram-se. A música ali era tão incrível que eu senti que precisava homenageá-los".
Realmente, "McLemore Avenue" só tinha quatro faixas. Tomando a deixa do longo medley feito pelos Beatles no lado B de "Abbey Road", o disco dos MG's foi criado sobre medleys (todos longos também). As únicas que não foram incluídas foram "Maxwell's Silver Hammer", "Octopus' Garden" e "Oh Darling", além do que a ordem em que as canções apareceram nos medleys não seguia a ordem original dos Beatles. Convenhamos: tentar fazer cover de um álbum inteiro é um desafio em si, ainda mais se for um dos Beatles e pior se for um dos maiores álbuns de todos os tempos. Mas acredite-me: os MG's conseguiram no processo criar uma obra-prima paralela à obra-prima dos Beatles. Muita gente inclusive reclamou da pena dele não ser um cover completo! É demais constatar como os MG's conseguiram tomar aquelas canções magníficas e transformá-las em novas maravilhas, ao seu modo. E o mais louco é saber que Steve Cropper não havia ouvido o álbum dos Beatles (ele havia apenas ouvido uma ou outra faixa no rádio, mas não havia se sentado para realmente prestar atenção no disco), então criou suas partes em cima de orientações fornecidas por Booker T. Quando ele finalmente ouviu as versões originais dos Beatles, exclamou: "Holy shit!" Confira:
A propósito, já que estamos falando de Booker T & The MG's, vamos resgatar outro cover maravilhoso que eles fizeram dos Beatles, desta vez da canção "Eleanor Rigby". Duca total.

2 comentários:

  1. Esse álbum é sensacional. Tenho ele e também dei de presente ao Edim, numa troca de presentes, já que el havia me dado o Green Onions, também do Booker T & The MG's. A propósito, estivemos nessa rua durante nossa inesquecível e histórica US Rock, em 2013, John, quando visitamos a Stax.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a inesquecível US Rock Tour 2013. Estivemos na frente da Stax, naquele giro duma tarde quando contratamos um motorista de taxi gente boa para rodar conosco. Ficou caro (acho que mais de 100 doletas), mas vimos landmarks eternos. Lembro-me de nessa mesma volta passarmos em frente à lanchonete preferida de Elvis e o hotel onde MLK foi assassinado. Arff... fico até arrepiado e cheio de emoção!

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.