segunda-feira, 5 de junho de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: o hotel Edgewater, em Seattle, WA

The Edgewater (nas décadas de 60/70 chamado "Edgewater Inn" após inicialmente, na época de sua inauguração, ter sido chamado "Camelot") é um hotel de quatro andares e 223 quartos em Seattle, Washington. Está localizado no Central Waterfront em um píer da Elliott Bay (pequeno estuário que banha a região de Seattle. É lá que se localiza o porto de Seattle, considerado um dos 10 portos mais movimentados do país e um dos 50 maiores do mundo). O Edgewater é o único hotel sobre a água e à beira-mar na área de Seattle. Pouco depois de ser construído, alterações de zoneamento litoral impediaram a construção de novos hotéis em cais. Em seus primeiros anos, o hotel anunciava que você poderia ter "o peixe no seu quarto". Você pode estar se perguntando: por que raios esse hotel é uma R'n'R landmark? Ah, ele é especialmente famoso por hospedar os Beatles quando eles visitaram Seattle, em 1964, no auge da Beatlemania. Por causa desta conexão com os Beatles, há no hotel uma suíte toda temática só dos Beatles. Aliás, o hotel já recebeu vários eventos/tributos relacionados aos Beatles nos últimos anos.
Outros hóspedes famosos incluem o Led Zeppelin (que foram banidos do hotel após a sua segunda e infame estadia, leia abaixo sobre o famoso "episódio do tubarão"), os Rolling Stones, Frank Zappa, Kurt Cobain, Black Sabbath e até o presidente dos EUA, Bill Clinton. O Edgewater foi também local de filmagem de um episódio da 3ª temporada da série de TV norte-americana "Northern Exposure". O hotel situa-se no local onde uma vez foi o Galbraith-Bacon Pier, rebatizado Pier 67, durante a 2ª Guerra Mundial. Ele também incorpora parte da área do antigo Pier 68 (o Booth Fisheries Pier). Ambos piers foram demolidos para a construção do hotel. O hotel foi originalmente planejado para abrir a tempo para a "Century 21 Exposition", durante a feira mundial de Seattle, em 1962. O Edgewater fica parcialmente em terras estaduais, o que rende um contrato de arrendamento e uma renda de US$ 330,000 por ano, ou 3 por cento da receita bruta do hotel, o que for maior. Tá bom ou quer mais? Os arquitetos originais eram John Graham & Co. Houve duas remodelas significativas: uma em 1969, por James Barrington (Arcadia, Califórnia) e outro em 1990, pela Callison Partnership, de Seattle. O Edgewater é de propriedade da Noble House Hotels & Resorts, cujos 14 hotéis incluem também o Hotel Deca (ex-Edmond Meany Hotel, ex-University Tower Hotel) no campus universitário da cidade.
"Episódio do tubarão" (ou como também é chamado "incidente do Mudshark") foi um escândalo que aconteceu em Edgewater, em 28/jul/69. O epsódio envolveu Richard Cole, então gerente de turnês do Led Zeppelin, e os membros do Vanilla Fudge. Ambas bandas estavam em Seattle para participarem do Seattle Pop Festival, que aconteceria no Gold Creek Park, em 27/jul/69, e se hospedaram no Edgewater Inn. O hotel permitia que seus hóspedes pescassem diretamente das janelas de seus quartos. Veja só no que isso vai dar... Uma groupie muito bonita, de cabelo ruivo, foi despida e amarrada à uma cama. De acordo com a lenda, logo depois, os caras do Led enfiaram pedaços de um peixe na vagina da moça. Há variações da estória, mas basicamente o que aconteceu foi isto (alguns afirmam que eram pedaços de tubarão, outros citam outros peixes comuns naquela região). 
Foi uma farra. Segundo o biógrafo Stephen Davis (autor do livro "Hammer Of The Gods"), Richard Cole depois contou uma estória um pouco diferente:
"Não foi Bonzo, foi eu. Não foram partes de um tubarão. foi o nariz de um peixe que enfiamos nela. Pegamos um monte de tubarões grandes, pelo menos duas dúzias e os colocamos dependurados presos em cabides através das brânquias e os deixamos no armário... Mas a verdade foi que nem foi um tubarão que usamos. Foi  um "red snapper" e a garota era uma porra de uma ruiva grandona e com uma boceta cabeluda. Essa é a verdade! Bonzo estava no quarto, mas foi eu que o fiz. Mark Stein (do Vanilla Fudge) filmou tudo. E ela adorou! Foi meio assim: "Ah, você então gosta de transar, hein? Vamos ver se sua vermelhinha gosta desse vermelhinho". Foi isso. Foi o nariz do peixe, e aquela garota deve ter gozado umas 20 vezes. Não foi nada mal intencionado ou prejudicial, de jeito algum! Ninguém ficou ferido".
O "red snapper" não é originário da Elliott Bay, mas sim do Oceano Atlântico. No entanto, o "yelloweye rockfish" é conhecido ali naquele local como "red snapper" e é quase certo que este é o peixe a que Cole se referiu. Boatos se espalharam. Rumores de que a menina havia sido estuprada, que ela chorara histericamente, que ela implorou para parar, que lutou para escapar etc. Tudo mentira... Bem, fora o comentário de Cole nunca houve prova definitiva sobre se este incidente realmente aconteceu. O tal filme feito por Mark Stein nunca surgiu. Aliás, Stein disse que deu as fitas para Bruce Wayne, gerente de turnês do Vanilla Fudge, e que não sabe o que este fez com elas. Uma outra hospedagem em 1973 geraria o banimento do Led Zeppelin do Edgewater. Desta vez, a banda e sua comitiva pescaram cerca de 30 "mudsharks" e os deixaram debaixo das camas, nos armários, nos elevadores, corredores, banheiras e por todos os quartos. Além disso, eles atiraram camas, tvs, colchões, abajours, cortinas, porcelanas e copos na Elliott Bay. Os eventos acima foram transformados em música, a faixa "Mud Shark", no álbum "Fillmore East - June 1971", de Frank Zappa & The Mothers Of Invention.

Um comentário:

  1. Putz não sabia desse hotel à beira mar em Seattle, repletos de histórias, incluindo a famosa história do peixe na vagina!!!

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.