Leslie’s Motel
(EUA)
Depois de um breve hiato em razão de merecidíssimas férias, voltamos a fustigar o empoeirado e infinito baú do rock. Nas próximas postagens vou privilegiar as recentes aquisições feitas na digressão realizada em New York, frutos de muitas pesquisas, estudos, longa e ansiosa espera e arremates certeiros no surpreendente mega mercado virtual da Amazon.
O personagem de hoje vem dos confins do Kentucky, meio oeste americano. Trata-se do único registro do grupo de Louisville, Leslie’s Motel. O excelente álbum Dirty Sheets foi concebido no mágico ano de 1972, mas só veio ganhar a luz do dia muitos anos depois. A edição em CD, em 2007, tirou o projeto um pouco do total obscurantismo em que se encontrava, mas como já está esgotada, o disco continua um verdadeiro tesouro perdido.
Na verdade, o trabalho é fruto de uma empreitada do baterista do Blues Project, Roy Blumenfeld e de integrantes do The Oxfords. A química funcionou tão bem que eles fizeram muito sucesso no circuito regional a ponto de serem requisitados para acompanhar apresentações de gente como Rory Gallagher, Freddie King e Charles Daniels. O registro em estúdio, entretanto, não contou com um adequado processo de divulgação/distribuição, o que legou o conjunto a aura de raridade.
O som é uma maravilha para quem curte blues rock. Rotulado como Southern Rock, realmente seu som remete muito aos primeiros trabalhos dos sensacionais irmãos Allman e ainda conta com duas guitarras afiadas e duas baterias, a exemplo do grupo de Duanne & Greg. Os vocais são mais suaves do que o do famoso combo, mas as comparações são inevitáveis em diversos momentos.
Há também forte influência dos britânicos do Ten Years After e em muitas passagens há nítidos elementos da psicodelia do Grateful Dead. Tal mistura é indício de um som primordialmente guitarreiro. Mas a forte presença do órgão Hammond deixa o som ainda mais rico e com o sotaque southern. Uma maravilha que merece ser redescoberta. Para quem curte blues rock genuíno, um deleite!!!

Uau! Viva! Que volta! Nunca tinha ouvido falar, mas as referências citadas são as melhores possíveis. Achei um vídeo tocando ao vivo numa rádio, aparentemente coisa recente no YouTube (serão realmente eles?): https://www.youtube.com/watch?v=HIPiigHffKU
ResponderExcluirÉ possível. Parece que o grupo está em atividade atualmente (ou até hoje), sem maiores pretensões mercadológicas. Cena regional, isso é muito comum e forte nos EUA. Nós mesmo testemunhamos uma bandaça ao vivo em Memphis, com cd e tudo, sem a menor repercussão internacional.
ResponderExcluir