segunda-feira, 24 de julho de 2017

Discoteca básica da Bizz: Elvis Costello - "My Aim Is True" (1984)

(Edição 185, Dezembro de 2000)

A virada na sorte de Declan McManus veio ao cruzar com um maluco de carteirinha de nome Jake Riviera, produtor da banda pré-Punk inglesa Dr. Feelgood. Riviera abrira em sociedade com o amigo David Robinson um selo independente chamado Stiff. Com conceitos um tanto ortodoxos do que deveria ser o Rock'n'Roll (cabe aí a influência de nomes americanos selvagens como Iggy Pop e Ramones), ele levou para o elenco artistas considerados malditos - como Graham Parker e o também produtor Nick Lowe - e algumas bandas do então crescente levante Punk londrino, entre elas o Damned
A grande zebra do Stiff, porém, foi a figura tímida, nerd e desengonçada de McManus, um misto de Buddy Holly e Hank B. Marvin, líder dos Shadows. Melodista de mão cheia, o azarão rebatizado como Elvis Costello (homenagens ao rei do Rock e ao comediante gordo da dupla Abbott & Costello) não só passou a perna em todos os companheiros de selo, como acabou no mesmo bolo da polvorosa instalada pelas músicas de protesto e anarquia de Clash e Sex Pistols. Em 1977, McManus, que só queria ser baladeiro na vida, entrou para a história como um dos pilares do Punk Rock muito por culpa de seu primeiro single, "Less Than Zero", cujos versos punham em xeque ideais fascistas.
O álbum de estréia, My Aim ls True, foi o grande contraponto para o turbilhão que varria a Inglaterra de xingamentos contra a família real, a decadência política e a desesperança socioeconômica. Acompanhado pela banda Clover (que não recebeu os créditos por questões contratuais) e produzido por Lowe, Costello destilava pérolas melódicas de extrema beleza. Mantinha um pé na tradição dos anos 50 e 60 (não à toa, o maestro Burt Bacharach, com quem gravou um álbum em 1998, é o seu maior ídolo) e, ao mesmo tempo, traçava conexões com dois movimentos que estavam por vir: a New Wave e o Ska Two-Tone
Modestas 24 horas de estúdio, entre gravação e mixagem acabaram sendo o suficiente para que fosse reunido um punhado de riffs, melodias e refrões poderosos. Doze faixas entraram na edição original. No entanto, sobras, demos, gravações para rádios e o hit "Watching The Detectives" foram incluídos na edição destinada ao mercado americano. Puxado por esse sucesso, um irresistível ska com orgãozinho adicionado por Steve Nieve, o álbum apontava para baladas escancaradamente apaixonadas ("Alison"), flertava com as cordas Country ("Stranger In The House"), estilizava o Pop do começo dos anos 60 ("Miracle Man") e também trazia um pouco da fúria do espírito daquela época ("Mystery Dance"). Essa combinação explosiva fez com que My Aim ls True fosse eleito o álbum do ano pela revista Rolling Stone
No ano seguinte, já como músico 24 horas por dia e na companhia daquela que viria a ser por muitos anos sua banda de apoio (o trio The Attractions), Costello aperfeiçoaria em This Year’s Model a semente plantada em My Aim ls True. Até que, em 1979, explodiria para o estrelato com o estouro do álbum Armed Forces e os hits "Oliver's Army", "Peace, Love & Understanding" e "Accidents Will Happen". Depois de experimentar trabalhos mais intimistas e gravar outros menos inspirados, Costello só voltou a repetir a popularidade do fim dos anos 70 quando regravou, em 1999, a balada "She" (do francês Charles Aznavour) para a trilha sonora do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. 

Abonico R.Smith

Um comentário:

  1. Abonico Smith é jornalista com especialização em áreas como arte, entretenimento, comportamento e esporte. Mantém o site "Mondo Bacana" desde 2008 sobre jornalismo de música alternativa e cultura pop. Trabalhou como curador da música paranaense no Red Bull Music Academy 2015, é autor de coluna sobre música e comportamento na revista TopView. É produtor de programa semanal de biografias musicais na rádio eParaná FM. É produtor de programas na TV educativa do Paraná.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.