segunda-feira, 10 de julho de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: Sunset Sound & Sound Factory Recording Studios, em Hollywood, CA

"Por que eu deveria querer ter um estúdio?", Walt Disney respondeu à sugestão de seu diretor de gravações Tutti Camarata. "Eu prefiro ser um cliente". Com seu jeito gentil, Walt encorajou o empreendedorismo em seu homem de música e ele começou a ideia numa pequena oficina de carros. Paredes, tetos e piso eram desnivelados na direção onde o excesso de óleo era drenado. Esse não paralelismo era ideal para controle acústico e ideal para um estúdio. Tutti ainda não sabia que aquele pequeno começou em 1958 num canto da Sunset Boulevard (no nº. 6650), em Hollywood, CA, iria ligá-lo aos gigantes da música em breve. No início, o estúdio um do Sunset Sound Studios iria cuidar das gravações para Disney (como em "Bambi", "Se minha cama voasse", "Mary Poppins", "101 Dálmatas" e dúzias de outros filmes), muitos no então formato 'estado-de-arte' do som: o magnífico mono. Os formatos seguiram evoluindo rapidamente, assim como estrelas gigantes passaram a entrar e sair por aquelas portas, nos anos seguintes. Claro, alguns percalços aconteceram, mas aquele estúdio um eventualmente cresceu para um complexo de três salas controladas por uma central de excelência técnica e musical. O Sunset Sound, de um começo simples, foi crescendo (incluindo a aquisição do Sound Factory, outro estúdio de gravação de Los Angeles).
Mais de 200 discos de ouro seriam gravados no Sunset Sound, incluindo os álbuns "Purple Rain", do Prince; "Exile On Main St.", dos Rolling Stones, "Pet Sounds", dos Beach Boys; a estreia de Linda Ronstadt, parte do "Chinese Democracy", dos Guns N' Roses, assim como tantos outros. Por exemplo, os Doors gravaram seus dois primeiros álbuns, "The Doors" e "Strange Days" lá. Sessões de gravações para o álbum póstumo "Pearl", da Janis Joplin, também aconteceram lá. O Van Halen gravou seus cinco primeiros álbuns lá. Está bom ou quer mais? O Led Zeppelin IV foi gravado lá. Também gravaram lá: Paul McCartney, James Taylor, Bee Gees, Doobie Bros., Whitney Houston, Barry Manilow, Oingo Boingo, Crosby, Stills, Nash, Lee Ritenour, Yes, Carly Simon, Miles Davis, Louis Armstrong, Bangles, Sly & Family Stone, Tom Petty, “The Firm”, Aaron Neville, Sam Cooke, The Turtles, Lovin Spoonful, Buffalo Springfield, Genesis etc.
Como o Sunset Sound, o Sound Factory (na Selma Av., em Hollywood) tornou-se um dos mais movimentados estúdios de gravações de Hollywood. A demanda foi tanta que David Hassinger (um ex-engenheiro de som da RCA e ex-produtor da Warner/Reprise) abriu um segundo estúdio em West Hollywood chamado The Sound Factory West. Após um período, ele descobriu que operar 2 estúdios em diferentes lugares não era uma boa e comprou um restaurante vizinho à propriedade da Selma Av. e o converteu em um novo estúdio, fechando o Sound Factory West. Quem passou pelo Sound Factory? Jackson Browne, Linda Ronsdadt, Seals & Crofts, Little Feat, The Blackbyrds, Cher, Natalie Cole, Neil Diamond, Flying Burrito Brothers, Art Garfunkel, Don Henley, Carole King, Bonnie Raitt, Al Stewart, Sly Stone, James Taylor, entre tantos. A lista é infinita. No início da década de 80, por razões desconhecidas, o Sound Factory fechou. Foi nessa época, que Paul e Tutti Camarata o compraram. O local ficava a menos de 5 minutos do Sunset Sound. O Sound Factory foi oficialmente reaberto em fev/82. Nos anos seguintes, ele serviu como estúdio para overdubs para os clientes do Sunset Sound, mas aos poucos desenvolveu uma identidade e uma base de clientes própria. Existe até hoje como "Sunset Sound and Sound Factory Recording Studios". Confira no site oficial (link aqui). Duca.

Um comentário:

  1. Estava (mais ou menos) perto de nós (a Sunset Boulevard é gigantesca!) na Rock Tour de 2013, mas não me lembro de ter sequer passado perto. Uma pena, seria mais um rock landmark em nossa lista.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.