segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: o Record Plant (de NYC, Los Angeles e Sausalito)

Gary Kellgren à esquerda e Chris Stone à direita
"Record Plant", na verdade, são 3 famosos estúdios de gravação, que foram fundados por Gary Kellgren e Chris Stone, começando o primeiro em NYC, em 1968. No ano seguinte, Kellgren e Stone abriram o segundo estúdio em Los Angeles, CA. Em 1972, a companhia expandiu com a abertura do terceiro estúdio em Sausalito, CA. Kellgren morreu em 77 e, nos anos 80, os estúdios de NYC e Sausalito acabaram sob comando de diferentes proprietários. O de NYC acabou fechando em 1987 e o de Sausalito fechou em 2008. O de Los Angeles continua no negócio até hoje como "Record Plant". O "Record Plant" de NYC foi o primeiro estúdio a dar ao artista um ambiente confortável, casual diferente do padrão austero e técnico típico dos anos 60. Kellgren e Stone trouxeram a mesma visão para o de Los Angeles e o de Sausalito. Vamos contar mais detalhes dessa história. 
Gary Kellgren & Jimi Hendrix + Eddie Kramer no Record Plant, NYC, 1968
Em 1967, Kellgren era um engenheiro de gravações que trabalhava em diversos estúdios de NYC (já havia trabalhado, por exemplo com o Velvet Underground em sua gravação "Sunday Morning", de nov/66, além de Frank Zappa e Jimi Hendrix). No final daquele ano, Chris Stone foi apresentado a Kellgren porque a esposa deste, Marta, estava grávida de 7 meses e muito assustada e a esposa de Stone, Glória, havia acabado de dar a luz. Embora diametricamente opostos por natureza (Stone era mais um cara de negócios e Kellgren era todo criativo), os dois rapidamente se tornaram amigos. Stone logo percebeu que o novo amigo era genial para gravações, mas ruim na administração dos negócios. Ele convenceu Kellgren que os dois poderia pegar 100 mil dólares emprestado e iniciar um novo estúdio de gravações com uma melhor atmosfera para criatividade. No início de 68, a dupla começou a montar um estúdio de 12 canais no endereço 321 West 44th Street, todo num estilo de sala de estar. Foi inaugurado em mar/68. O produtor Tom Wilson persuadiu o produtor de Jimi Hendrix, Chas Chandler, a agendar o Record Plant de meados de abril a início de jul/68 para gravação do álbum "Electric Ladyland". No início de abril, antes de Hendrix, o Soft Machine passou 4 dias lá gravando seu disco de estreia (produzido por Wilson e Chandler, mais Kellgren de engenheiro). Quando Hendrix chegou, Kellgren o assessorou nos primeiros dias, até Eddie Kramer chegar de Londres. Em parte de 69, Kellgren e Stone venderam o estúdio para a TeleVision Communications (TVC), um canal de TV, com o objetivo de fazerem dinheiro para expandirem para Los Angeles com um segundo estúdio. O próximo grande trabalho que o estúdio recebeu foi a mixagem das gravações do festival de Woodstock (que levou mais de um mês devido às primitivas condições das gravações). Em 1970, o estúdio A tornou-se o primeiro com capacidade para mixar o som quadrafônico. Em ago/71, o estúdio fez suas primeiras gravações remotas: o "Concert For Bangladesh", que ocorreu no MSG. Durante os anos 70, os engenheiros da casa, Shelly Yakus e Roy Cicala, deram à muitas bandas locais o empurrão inicial ao doar tempo de estúdio e materiais e ajudando a produzir suas "demo tapes". Em jan/72, a Warner comprou o estúdio da TVC e depois o eng. Cicala comprou-o da Warner. 
Jack Douglas e Jay Messina gravando guitarra de Joe Perry enquanto Steven Tyler faz palavras cruzadas
No final de 73, o Aerosmith começou a gravar seu segundo álbum, "Get Your Wings". Bob Ezrin, conhecido por produzir Alice Cooper e NY Dolls, começou o trabalho, mas o eng. Jack Douglas (chamado "6º membro da banda) o terminou. A canção "Lord Of The Thighs" foi composta e gravada dentro do Record Plant (estúdio C), durante um sessão de noite inteira. Quando o Aerosmith voltou ao Record Plant, no início de 75, para gravar o álbum "Toys In The Attic", eles chamaram Douglas para único produtor. "Walk This Way" foi escrita após Douglas e a banda (exceto Steven Tyler) terem ido ver o filme "Jovem Frankenstein". Eles voltaram rindo de uma frase dita "Walk This Way" e contaram a Tyler que a canção deveria ter esse nome. Ele escreveu a letra nas paredes de uma escada dentro do Record Plant. Para gravar "Draw The Line", em 77, Douglas trouxe um caminhão cheio de equipamentos do Record Plant até o Cenacle, um convento de 300 cômodos em Armonk, NY.
Em 78, David Hewitt e uma equipe montaram o "Black Truck", um estúdio móvel para gravações remotas com equipamento do "estado de arte" da época. Com esse caminhão, eles gravaram todo mundo, de Aretha Franklin a Frank Zappa ampliando a lista de clientes do Record Plant para rádios, tvs e filmes. Através dele, gravaram Tony Awards, Grammy Awards, filmes como "Hail! Hail! Rock'n'Roll", "Let's Spend The Night Together", "Rust Never Sleeps", "Queen Rock Montreal" etc. John Lennon estava gravando "Walking On Thin Ice" no Record Plant em 8/dez/80, dia em que foi baleado e morto. O álbum de estreia da Cyndi Lauper, "She's So Unusual", um dos mais icônicos dos anos 80, foi gravado no Record Plant (entre dez/82-jun/83). Em 87, George Martin comprou o estúdio, mas ele logo foi fechado.
Enquanto isso, vendo o sucesso inicial do estúdio de NYC, Kellgren e Stone mudaram-se para a costa oeste e abriram outro em Los Angeles. Esta versão californiana do Record Plant abriu as portas em dez/69 no endereço 8456 West Third Street, perto da La Cienega Boulervard. Conhecido como "Record Plant West", o novo estúdio tinha um gravador de 16 canais, maior que o de NYC (que passou a ser chamado de "Record Plant East") e era 20 a 25% mais barato em custo horário do que os estúdios novaiorquinos. Em 1970, para manter-se na vanguarda tecnológica, instalou-se um gravador de 24 canais. Stone e Kellgren fizeram um bom dinheiro e resolveram expandir as operações para Sausalito, assim como fazer gravações remotas (gravaram shows do Alice Cooper, Sly Stone, Todd Rundgren, Joe Walsh, Rod Stewart etc.). Em mar/73, inauguraram um 3º estúdio no estúdio de Los Angeles ("Studio C") e passaram a realizar uma série de sessões "Sunday Night Jam" com o baterista Jim Keltner, amigo de Kellgren. Elas ficaram conhecidas como "Jim Keltner Fan Club Hour" e artistas muito famosos apareceram (Pete Townshend, Ron Wood, Billy Preston, Mick Jagger, George Harrison etc.). Numa dessas célebres noites, no final de dez/73, um grupo sob a liderança de John Lennon tocou compridas versões de R'n'B (com Mick Jagger nos vocais, Keltner na bateria, Kortchmar e Jesse Ed Davis nas guitarras, Al Kooper nos teclados, Bobby Keys no sax tenor, Trevor Lawrence no sax barítono, Jack Bruce no baixo e Harry Nilsson nos vocais de apoio - imagine só isto!!!). Achei uma dessa faixas gravadas no YouTube (onde mais?). Confira:
Pesquisando descobri que foi a assistente pessoal de Lennon, sua amante May Pang, quem trouxe essa fita à luz do dia ("Too Many Cooks" foi incluída na coletânea "Very Best Of Mick Jagger", de 2007). Em mar/74, para celebrar o aniversário da "Jim Keltner Fan Club Hour", Ringo Starr e Moose Johnson se juntaram a Keltner na bateria, Lennon na guitarra, Marc Benno e Rick Grech no baixo, Keys no sax, Gene Clark nos vocais, Joe Vitale na flauta e Mal Evans na percussão. Durante essa época, Keltner trabalhou no álbum "Out Of The Storm", de Jack Bruce, que foi gravado no Record Plant (sob produção de Andy Johns e com Steve Hunter nas guitarras). Ao mesmo tempo, Stevie Wonder mixava "Fulfillingness' First Finale" no estúdio B. No dia 28/mar/74, alguns desses músicos se reuniram no Burbank Studios (Lennon, Keys, Davis, Wonder, entre outros, mais Paul McCartney). Um álbum com gravações amadoras dessa jam foi lançado com o nome "A Toot And A Snore", com aquela que foi a última vez que John tocou com Paul (esta história nós já contamos aqui no Mural - leia aqui). Em jul/77, Kellgren afogou na piscina de sua casa em Hollywood (a namorada de Kellgren e sua secretária também afogaram - um episódio louco - Ron Wood contou que Kellgren provavelmente afogou de choque elétrico ao tentar consertar alto-falantes subaquáticos da piscina e que as mulheres se afogaram porque tentaram salvá-lo).
A perda do amigo e sócio foi dura para Stone, que repentinamente teve que controlar os estúdios sozinho. Ele, então, se concentrou no de Los Angeles, abandonando progressivamente o de Sausalito. O estúdio C foi destruído num incêndio em jan/78. No dia, foi uma correria com vários músicos ajudando a salvar fitas masters de valor inestimável (como "Hotel California", "Songs In The Key Of Life" etc.). Este estúdio foi reconstruído e, em fev/79, Stephen Stills gravou estreando o novo equipamento totalmente digital. Os negócios em Los Angeles se expandiram com a montagem de mais caminhões de gravação remota. O Record Plant gravou e mixou famosas trilhas sonoras de filmes. Em 85, o estúdio da Third Street fechou, mas em jan/86 um novo Record Plant abriu no endereço 1032 Sycamore Avenure, em Hollywood (num antigo armazém da Radio Recorders Inc., conhecido como "The Annex", local histórico onde Elvis Presley e Louis Armostrong gravaram). Em dez/87, Stone vendeu 50% do estúdio para a Chrysalis Records, mas manteve-se no comando. Em 89, ele vendeu o resto à Chrysalis. Em 91, Rick Stevens comprou o Record Plant e o reformou. Faltou só falarmos do Record Plant de Sausalito. Eram dois salões (Studio A e B) do mesmo tamanho e qualidade. John Lennon e Yoko Ono estavam entre os convidados na inauguração (ambos vestidos com roupas como se fossem "árvores"!). Sly & The Family Stone gravou lá seu álbum "Fresh". A ideia do Record Plant de Sausalito foi resultado do baterista Buddy Miles e o radialista Tom "Big Daddy" Donahue que pediram a Kellgren e a Stone que montassem um estúdio na área da baía de San Francisco. A intenção eram terem um estúdio que estivesse fora das pressões da indústria nas cidades grandes. Miles e Donahue prometeram que trariam todos seus compromissos com gravações para o novo estúdio e que promoveriam um show ao vivo para rádio, o "Live From The Plant" (que aconteceu nos dois anos seguintes apresentando artistas como Grateful Dead, The Tubes, Peter Frampton, Bob Marley, Rory Gallagher, The Marshall Tucker Band, Bonnie Raitt, Link Wray, Linda Ronstadt e Fleetwood Mac). Donahue morreu em abr/75. Este Record Plant de Sausalito logo tornou-se conhecido como um dos quatro melhores da baía de SF (no primeiro ano, o Grateful Dead gravou lá seu álbum "Wake Of The Flood" e Gregg Allman gravou seu primeiro álbum solo, "Laid Back"). As doideiras do estúdio iam em várias direções. Havia uma limousine e um Rolls-Royce roxo para transporte dos músicos. Em Los Angeles, o estúdio tinha uma banheira. Em Sausalito, havia um piso de água. Refeições eram com comida orgânica. O estúdio conseguia óxido nitroso (de grau industrial - puro) sob a desculpa de que o gás era necessário no processo de gravação. Máscaras de gás ficavam dependuradas no teto para aqueles que quisessem se intoxicar com o "gás do riso". A brincadeira parou quando um amigo de Kellgren foi encontrado morto por asfixia com a máscara ainda em seu rosto. Para satisfazer os desejos de Sly Stone, um dos escritórios foi convertido em estúdio (chamado "The Pit" com atmosfera bem psicodélica). Em ago/75, o baixista Bill Wyman (dos Stones) fez uma jam com Van Morrison (no sax), Joe Walsh (guitarra), Dallas Taylor (baterista do CSNY), Leon Russell (piano), mais um seção de metais e várias canções foram incluídas no álbum "Stone Alone", de Wyman. No final de 77, um jovem de 19 anos de nome Prince gravou seu álbum de estreia, "For You", em Sausalito. Ele tocou todos os instrumentos e se auto produziu. Ali, no Record Plant, ele conheceu Sly Stone, Chaka Khan e Carlos Santana, três músicos que ele admirava muito. Em 81, Chris Stone vendeu o estúdio de Sausalito para Laurie Necochea. Passou a ser chamado "The Plant Studios" ou simplesmente, "The Plant". Em 82, Necochea reformou o estúdio. Rick James foi o primeiro artista a usar as novas instalações. Em 84, o estúdio foi novamente vendido a Stanley Jacox (Necochea morreu um ano depois). Jim Gaines, veterano da Stax/Volt foi nomeado chefão. John Fogerty gravou lá "Centerfield". Muitos artistas e experientes engenheiros de som e produtores passaram pelo "The Plant" (Tom Dowd, Bill Schnee, Alan Parsons, Ron Nevison, Mike Clink, Ted Templeman). Em 85, com gravações em andamento de Heart, Journey, Starship e Huey Lewis, o estúdio foi confiscado por agentes do governo sob a acusação de que Jacox estava fabricando anfetaminas em sua casa em Auburn, CA e investindo o dinheiro da droga no estúdio. Ele foi preso e o estúdio continuou aberto, porém funcionando com agentes federais (o que gerou o apelido-piada "Club Fed"). O governo acabou vendendo o estúdio ao engenheiro de som Bob Skye, que se juntou a Arne Frager e investiram um milhão de dólares e remodelaram tudo. Artistas que gravaram no "The Plant" nesse período incluem Sammy Hagar, Kenny G, Mariah Carey, Michael Bolton, Luther Vandross, Jerry Harrison, Chris Isaak, Dave Matthews Band, Papa Wheelie, Deftones, Booker T. Jones etc. O famoso álbum da volta de Santana, "Supernatural", foi gravado lá e lançado em 99. Em 2005, o colecionador Michael Indelicato comprou o prédio, mas o negócio da música havia mudado e as bandas agora usavam orçamentos pequenos e compravam seu próprio equipamento ou montavam seu próprio estúdio de gravações. O "The Plant" fechou as portas em mar/2008.
Lista selecionada de álbuns gravados no Record Plant de NYC:
The Soft Machine: The Soft Machine – 1968
The Jimi Hendrix Experience: Electric Ladyland – 1968
James Gang: James Gang Rides Again – 1970
Sly and the Family Stone: There's a Riot Goin' On – 1971
John Lennon: Imagine – 1971
Don Mclean: American Pie – 1971
Alice Cooper: School's Out – 1972
Return to Forever: Hymn of the Seventh Galaxy – 1973
New York Dolls: New York Dolls – 1973
Elliott Murphy: Aquashow – 1973
The Allman Brothers Band: Brothers and Sisters – 1973
Jonathan Edwards: Have a Good Time for Me – 1973
Flo & Eddie: Flo & Eddie – 1972
Aerosmith: Get Your Wings – 1973–74
Three Dog Night: Hard Labor – 1974
Lou Reed: Rock n Roll Animal Live Remote Recording 1974
Return to Forever: No Mystery – 1975
Bruce Springsteen: Born to Run – 1974–75
Artful Dodger: Honor Among Thieves – 1975–76
Aerosmith: Toys in the Attic – 1975
The Outlaws: Outlaws – 1975
KISS: Destroyer – 1976
Eric Clapton: EC Was Here Live Remote Recording 1975
Patti Smith Group: Radio Ethiopia – 1976
Moxy: Ridin' High – 1977
Cheap Trick: Cheap Trick – 1977
KISS: Love Gun – 1977
Blue Öyster Cult: Spectres - 1977
Fleetwood Mac: Rumours - 1977
Bruce Springsteen: Darkness on the Edge of Town – 1977–78
Jackson Browne: Running on Empty Live Remote Recording 1977
Patti Smith Group: Easter – 1978
Blondie: Parallel Lines – 1978
Prince (musician) For You (Prince album) debut album - 1978
After The Fire: Laser Love - 1979
Jefferson Starship: Freedom at Point Zero - 1979
Neil Young: Rust Never Sleeps 1979
Garland Jeffreys: American Boy & Girl – 1979
David Bowie: Lodger – 1979
KISS: Dynasty – 1979
Joan Armatrading: Me Myself I – 1980
Holly and the Italians: (album) - 1980
Simon & Garfunkel: The Concert in Central Park Live Remote Recording 1981
The Rolling Stones: Still Life Live Remote Recording 1981
KISS: Unmasked – 1980
John Lennon and Yoko Ono: Double Fantasy – 1980
Iggy Pop: Soldier (mix) – 1980
Jefferson Starship: Modern Times - 1981
Cyndi Lauper: She's So Unusual – 1983
Jefferson Starship: Nuclear Furniture - 1984
Queen: The Works – 1984
Prince: Purple Rain Live Remote Recording 1983
Cock Robin: Cock Robin – 1985
Journey: Raised On Radio - 1986
Raging Slab: Raging Slab-1988-1989
U2: Rattle and Hum Live Remote Recording 1987
Beastie Boys: Part of Paul's Boutique - (1988–89)
Guns N' Roses: Part of Use Your Illusion I and Part of Use Your Illusion II – (1990v1991)
Neil Young: Freedom Live Remote Recording 1989
Guns N' Roses: Part of "The Spaghetti Incident?" – (1992v1993)
Lista selecionada de álbuns gravados no Record Plant de L.A.:
James Gang: James Gang Rides Again – 1970
B.B. King: Indianola Mississippi Seeds – 1970
Mountain: Flowers of Evil – 1971
Black Sabbath: Black Sabbath Vol. 4' – 1972
America: Homecoming – 1972
The Isley Brothers: 3 + 3 – 1973
Bee Gees: Life in a Tin Can – 1973
America: Hat Trick – 1973
Billy Joel: Piano Man – 1973
Eagles: On The Border – 1974
Lynyrd Skynyrd: Second Helping - 1974
Joe Walsh: So What – 1974
Tom Waits: Nighthawks at the Diner – 1975
The Tubes: The Tubes – 1975
The Allman Brothers Band: Win, Lose or Draw – 1975
Paris: Paris Recorded in Studio "C" in Los Angeles and the "Pit" in Sausalito 1975-76
Boston: Boston – 1975–76
Fleetwood Mac: Rumours – 1976
Dave Mason: Let It Flow – 1977
Supertramp: Even in the Quietest Moments... – 1977
Cheap Trick: Heaven Tonight – 1978
Moody Blues: Octave – 1978
Cheap Trick: Dream Police – 1979
REO Speedwagon – 1979
Rod Stewart – 1979
Blue Öyster Cult: Mirrors – 1979
Jefferson Starship: Freedom at Point Zero – 1979
Devo: Freedom of Choice - 1980
Survivor: Survivor – 1980
Ozark Mountain Daredevils: Ozark Mountain Daredevils – 1980
Chicago: Chicago XIV – 1980
Rod Stewart: Tonight I'm Yours – 1981
Black Sabbath: Mob Rules – 1981
Jefferson Starship: Modern Times – 1981
Quarterflash: Quarterflash – 1981
Devo: New Traditionalists – 1981
Kiss: Killers – 1982
Fleetwood Mac: Mirage – 1982
Tom Petty And The Heartbreakers: Long After Dark – 1982
Kiss: Creatures of the Night – 1982
Rod Stewart: Body Wishes – 1983
Brian May + Friends: Star Fleet Project – 1983
Queen: The Works – 1984
Devo: Shout – 1984
Survivor: Vital Signs – 1984
Yngwie J. Malmsteen: Rising Force – 1984
Rough Cutt: Rough Cutt - 1984
Heart: Heart – 1985
Soda Stereo: Nada personal – 1985
Twisted Sister: Come Out and Play – 1985
Autograph: That's the Stuff – 1985
Judas Priest: Turbo - 1985 - 1986
Andy Taylor: Thunder – 1987
Suicidal Tendencies: Join The Army – 1987
Rod Stewart: Out of Order – 1988
Jefferson Airplane: Jefferson Airplane – 1989
Beastie Boys: "Paul's Boutique" - 1989
Crosby, Stills & Nash: Live It Up – 1990
Stephen Stills: Stills Alone – 1991
Danzig: Danzig III: How the Gods Kill – 1992
Damn Yankees: Don't Tread – 1992
Nine Inch Nails: The Downward Spiral – 1994
Luis Miguel: Segundo Romance – 1994
Tears for Fears: Raoul and the Kings of Spain – 1994
Marilyn Manson: Portrait of an American Family – 1994
Elton John & Tim Rice: The Road to El Dorado (soundtrack) – 2000
Mushroomhead: XX – 2001
Robbie Williams: Escapology – 2002
Vanessa Carlton: Harmonium – 2004
Kanye West: Late Registration – 2005
Evanescence: The Open Door – 2006
Ayumi Hamasaki: Secret – 2006
Christina Aguilera: Back to Basics - 2006
Danzig: Danzig 4p – 2007
Kanye West: Graduation – 2007
will.i.am: Songs About Girls – 2007
Ayumi Hamasaki: Guilty – 2008
Lady Gaga: The Fame – 2008
Ayumi Hamasaki: Next Level – 2009
Amerie: In Love & War - 2009
Lady Gaga: The Fame Monster – 2009
Britney Spears: Femme Fatale – 2011
Beyoncé: 4 – 2011
The Offspring: Days Go By – 2012
Lady Gaga: "ARTPOP" - 2013
Travis Scott: "Birds in the Trap Sing McKnight" - 2016
Lista selecionada de álbuns gravados no Record Plant de Sausalito:
Pharoah Sanders: Thembi – 1971
New Riders of the Purple Sage: The Adventures of Panama Red – 1972
Sly and the Family Stone: Fresh – 1972–73
The Wailers: Talkin' Blues – 1973
Greg Allman: Laid Back – 1973
America: Hearts – 1975
Paris: Paris 1975-76
Fleetwood Mac: Rumours – 1976
Skyhooks: Straight in a Gay Gay World - 1976
Stevie Wonder: Songs in the Key of Life – 1976
Dan Fogelberg and Tim Weisberg: Twin Sons of Different Mothers - 1978
Prince: For You – 1978
Rick James: Fire It Up – 1979
Rick James: Garden of Love – 1980
Rick James: Street Songs – 1981
Maze: Joy and Pain - 1980
Marty Balin: Balin – 1981
Huey Lewis and the News: Sports – 1983
Grace Slick: Software – 1984
Jefferson Airplane: Nuclear Furniture – 1984
Heart: Heart – 1985 (also in Los Angeles)
John Fogerty: Centerfield – 1985
KBC Band: KBC Band – 1986
Todd Rundgren: Nearly Human – 1989
Mother Love Bone: Apple - 1990
Mariah Carey: Emotions – 1991
Mariah Carey: Music Box – 1993
Metallica: Load – 1996
Metallica: ReLoad – 1997
Dave Matthews Band: Before These Crowded Streets – 1998
Carlos Santana: Supernatural – 1999
Deftones: White Pony – 2000
Dave Matthews Band: Busted Stuff – 2002
Papa Wheelie: Live Lycanthropy – 2002
The Fray: The Fray – 2009

Um comentário:

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.