segunda-feira, 19 de junho de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: o Lyceum Theatre, em Londres

O Lyceum Theatre é um teatro de 2.100 lugares no West End (City Of Westminster), na Wellington Street, em Londres. Suas origens datam de 1765. O prédio já hospedou uma enorme variedade de eventos culturais e de entretenimento (circos, bonecos de cera da Madame Tussaud, espetáculos de ópera, teatros etc.). Após um incêndio, o teatro foi reconstruído em 1834 e, novamente em 1904, passou por nova grande reforma e foi quase totalmente reconstruído. Fechou as portas em 1939 e planejou-se sua demolição, mas foi convertido em salão de festas, em 1951, sob o nome de "Lyceum Ballroom". Foi o período em que diversas bandas de Rock passaram a tocar lá. Em 1986, o espaço foi fechado e depois restaurado para uso exclusivo teatral, que permanece até hoje. Entre 1951 e 1968, lá também aconteceu o evento "Miss World". Entre as bandas que lá tocaram, principalmente nos anos 60 e 70, quando o teatro virou local de shows de Rock e transmissões de TV, podemos listar o Grateful Dead, o Groundhogs, The Clash, Bob Marley & The Wailers, Led Zeppelin, Queen, The Police, The Who, Emerson, Lake & Palmer, Colosseum, U2, The Smiths, Culture Club, entre outros.
Foram muitos os artistas importantes que por lá passaram: os Rolling Stones, Faces, Sly & The Family Stone... o uso do Lyceum tornou-se mais frequente pelas bandas de Rock, quando a Alec Leslie Entertainment (associada com a Island Records) obteve direitos para usar o espaço para shows. O Lyceum era um dos maiores locais disponíveis em Londres e então, a lista de atrações do teatro refletiu todos os tipos de música da época: John Lennon & The Plastic Ono Band, Genesis, Deep Purple, Sex Pistols, Joy Division, Simply Red, Ry Cooder, Simple Minds, Martha and the Muffins, Cyndi Lauper, Slade etc. Bob Marley gravou lá seu clássico álbum "Live!" entre 18 e 19/jul/75. O Genesis filmou seu show lá em mai/80 para transmissão no programa "Old Grey Whistle Test" (esta apresentação foi incluída no relançamento do álbum "Duke", em 2007). 

Um comentário:

  1. A fachada é linda, passei por lá em 2010. Hoje é só teatro. Sabia que já tinha abrigado shows de rock, mas não sabia que a lista era tão ilustre.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.