Esta casa no rio Tâmisa fica na linda vila de Pangbourne, a cerca de 1 hora à oeste de Londres. Originalmente, ela era local de manutenção de barcos da firma "Hopps Of Henley", utilidade que funcionou do século 19 até 1959, quando então foi transformada em residência. Jimmy Page a comprou em 1967 por 6 mil libras, usando grana que ele economizara do trabalho como guitarrista de sessões de gravações. Numa entrevista dada a Chis Welch, do semanário "Melody Maker", em fev/1970, Jimmy descreveu como adquiriu a casa:
"Eu comprei a casa há dois anos e meio atrás, quando eu ainda estava nos Yardbirds. Não tive muito tempo para decorá-la, já que eu ficava muito tempo viajando em turnês, mas você não acreditaria na cena quando eu me mudei para lá. O proprietário anterior tinha grandes guirlandas de flores plásticas espalhadas por todo lado. Havia até um carrinho num canto todo decorado com estas flores plásticas. Era como um funeral do norte, quando todos atiram flores no rio".
Chris Welch, no mesmo texto, descreveu a casa (ele fez a entrevista lá):
"O rio Tâmisa passa colado na varanda dos fundos, de maneira rápida e enlameada neste fevereiro. Há cisnes e patos. Vê-se vacas pastando do outro lado da margem. Na sala de estar, há um grande telescópio branco num local privilegiado. Andar pela casa revelou um surpreendente número de cômodos e passagens. Na parte de baixo do térreo, fica uma enorme sala que abriga o aquecimento central, uma cama antiga desmontada, uma quantidade considerável de lixo e um motor de lançamento de água esperando a chegada do verão".
Jimmy para Welch: "Esta é a banheira do barco. Está fora de ação no momento, mas ela tem um gravador de fitas cassetes. Você pode cruzar o rio, desligar o motor e capturar todos os sons. Mal posso esperar pelo verão. Uma vez que o sol se põe, nós todos vamos para o rio e todo dia é férias".
Welch: "Continuamos a tour pelos cômodos de pés-direitos baixos com pisos caídos e pilhas sujas de pinturas, discos, trenzinhos de modelismo e livros. Volumes de "Man, Myth and Magic: An Illustrated Encyclopedia of the Supernatural" estão espalhados junto com livros do místico Aleister Crowley. Num cômodo, havia um mutoscópio (espécie de cinescópio) com um filme de uma moça usando roupas de 1926. Partes da casa estavam congelando (onde o aquecimento ainda não havia sido instalado para combater o gelado ar do rio). Mas no geral, tudo era bem acolhedor e cheio de personalidade, uma boas vindas à tradicional excentricidade inglesa".
Jimmy para Welch: "Temos sempre amigos aqui. Não participamos exatamente da vida da vila, mas é como a nova renascença de Berkshire, na minha opinião. Uma vida de barão num retiro campestre (Jimmy ri)".
Foi nesta casa onde Page trouxe Plant para testá-lo como cantor antes do Led ser formado. Page pediu que Plant ficasse com ele por alguns dias na casa, em Pangbourne. Uma vez instalado lá, Plant descobriu que ele e Page tinham uma comunicação em comum quase instantânea no campo musical. Ele contou depois: "Olhei a coleção de discos dele, num dia em que ele saiu, e coloquei um monte para tocar e foi incrível, pois aconteceu que eles foram os mesmos que Page colocou para tocar quando voltou para ver se eu gostava deles!".
Eles também conversaram sobre discos e tomaram chá. Parece que foi lá também onde o Led se juntou todo pela primeira vez e tocaram "Train Kept A Rolling". O resto é, como dizem, história. O atual proprietário, Graham Gore, comprou a casa em 1984 por 98,5 mil libras e não sabia dos laços dela com o Led Zeppelin ou com Jimmy Page. De acordo com a biografia de Peter Grant, Jimmy morou lá com Charlotte e foi lá que ele conheceu Jo Massot, o primeiro diretor de "The Song Remains The Same". Roger Daltrey e Steve Winwood também frequentavam a casa.













Duca, hein. Não sabia dessa propriedade. Há barcos de aluguel em vários piers ao longo do Tãmisa, quem sabe numa próxima ida a Londres não pedimos um rolé a Pangbourne. O Phoda vai ser identificar a casa. Deve ter sofrido mudanças.
ResponderExcluirUm comment extra: a primeira reunião do Led, segundo as bios, não teria sido no sótão ou segundo andar de um estabelecimento, cujo nome, proprietário e segmento me fogem agora?
Sim brow, como sempre, você tem razão. Segundo o livro "Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra", numa segunda-feira, 19/ago/1968, eles organizaram um primeiro ensaio numa sala pequena embaixo de uma loja de discos na Gerrard Street, no Soho londrino. Ficou ali claro que iria funcionar. Tocaram "Train Kept A-Rolling", que era um velho número dos Yardbirds. Ainda segundo o livro, o último show da turnê pela Escandinávia do então "New Yardbirds" aconteceu em 15/set/68 em Gottemburgo e 12 dias depois eles começaram a gravar o álbum de estreia, em Londres. Nesse interim, eles ensaiaram diariamente em Pangbourne.
ResponderExcluirAh, isso mesmo. O primeiro foi então no basement e não no attic de um estabelecimento comercial, que não poderia ser outro, senão numa loja de discos. E no magic Soho.
ResponderExcluir