segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: o Green's Playhouse (Apollo), em Glasgow

O Green's Playhouse foi um complexo do entretenimento (compreendendo cinema, danceteria, cafeteria e outras utilidades). Ficava no 126 da Renfield Street, em Glasgow, Escócia. Glasgow é a maior cidade da Escócia (Edimburgo é a capital) e a 3ª mais populosa do Reino Unido (depois de Londres e Birmingham). O prédio foi encomendado pela George Green Ltd, foi projetado pelo arquiteto John Fairweather (um especialista em projetos de cinemas) e construído pela Cinema Building Company. George Green começou como relojoeiro, mas logo tornou-se dono de um show teatral com o uso do cinematógrafo (espécie de projetor de filmes) que viajava por feiras. Ele alugava filmes após seu uso na rede de cinemas. Ele morreu em 1915, mas o negócio expandiu-se com seus dois filhos, Fred e Bert, sua mãe e quatro irmãs. Logo, migraram também para o ramo da produção de filmes. No início dos anos 20, sentiram necessidade de terem um espaço fixo e adquiriram um terreno na Renfield Street, em Glasgow, onde seria construído o Green's Playhouse (um empreendimento enorme para uma firma familiar pequena). Foi inaugurado em set/1927 com anúncios nos jornais destacando o conforto e a solidez da construção. Nos tapetes, havia o bordado: "It's Good, It's Green". Na noite de abertura do cinema, foi projetado o filme "Play Safe" (estrelando Monty Banks). Com capacidade para mais de 4 mil espectadores, o cinema foi aclamado como o maior do Reino Unido e da Europa. Projetado para primeiramente ser cinema, a tela era retrátil e revelava um palco. A decoração era luxuosa para aquele tempo. O salão de bailes foi construído sob exigentes padrões tendo um piso suspenso (para absorver impacto dos dançarinos). No auge, o salão hospedou as principais bandas de dança: Joe Loss Orchestra, Duke Ellington, Oscar Rabin Band, Ronnie Scott's Big Band etc. O salão ficava sobre o cinema (o elevador não era confiável e o pessoal preferia usar as escadas). Com o declínio dos salões de dança e o aparecimento das companhias multinacionais de cinema, o Playhouse se viu em dificuldades para obter estreias de filmes e consequentemente encher seus vastos espaços. Prédios vizinhos entraram em declínio (o Royalty Theatre, por exemplo, foi destruído pelo fogo em 1953) diminuindo o status daquela região. No meio da década de 60, os custos de manutenção ficaram inviáveis e alternativas passaram a ser estudadas. No final dos anos 60/início dos 70, muitas bandas de Rock passaram a alugar cinemas como espaço para shows.
O salão de dança foi alugado e passou a ser operado como um clube chamado "Clouds" (garantindo renda para a família Green). O prédio seguiu deteriorando-se e o cinema teve que ser fechado em jun/73.
Após um breve período fechado, o auditório do cinema foi reaberto (alugado pela Unicron Leisure) como local de shows, "The Apollo", em set/73. O Apollo tornou-se uma das principais casas de shows em Glasgow, até fechar definitivamente em 1985. Artistas que tocaram no Green's Playhouse entre 1967-1973 (saca só que lista): Alice Cooper, Barclay James Harvest, Black Sabbath, Captain Beefheart and his Magic Band, David Bowie, Deep Purple, Donovan, Elton John, Emerson, Lake & Palmer, Family, Free, Genesis, Hawkwind, Humble Pie, Jethro Tull, Jimi Hendrix, John Mayall, King Crimson, Led Zeppelin, Lindisfarne, Mott the Hoople, Paul McCartney & Wings, Pink Floyd, Rory Gallagher, Roxy Music, Slade, Status Quo, Stone the Crows, Ten Years After, The Faces, The Groundhogs, The Rolling Stones, The Who, Uriah Heep, Van der Graaf Generator, West, Bruce and Laing, Wishbone Ash, Yes... o prédio foi demolido em set/1987 após um incêndio que afetou sua estrutura. Hoje, é local de um complexo de cinema "Multiplex".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.