"Children of the Grave" é a canção que fecha o lado 1 do álbum "Master Of Reality" (de ago/71), o terceiro do Black Sabbath. O tema é o mesmo antiguerras trazido em "War Pigs" ou "Electric Funeral". O álbum foi gravado no Island Studios, em Londres, entre fev-abr/71. Produzido por Rodger Bain (o mesmo produtor dos dois álbuns anteriores), também contou com Tom Allom cuidando da engenharia de som. Seria a última vez desta colaboração entre Bain e o Sabbath, já que Tony Iommi assumiria a produção nos álbuns seguintes. O baterista Bill Ward explicou: "Anteriormente, não tínhamos a mínima ideia do que fazer no estúdio e dependíamos muito de Rodger. Mas desta vez estávamos muito mais juntos, entendíamos o que estava envolvido e tínhamos mais opiniões sobre como as coisas deveriam ser feitas". Em "Children Of The Grave" (e também em "Lord Of This World" e "Into The Void"), Iommi reduziu a afinação de sua guitarra num esforço para reduzir a tensão das cordas tornando-a menos dolorosa de tocar. Isto contribuiu para a produção de um "som maior e mais pesado". Geezer Butler também reduziu a afinação de seu baixo para combinar com Iommi e isso ajudou no som final também. O resultado foi um mergulho numa escuridão ainda maior, um som seco e com uma força bruta que alarmou jornalistas na época, que criticaram a banda por fazer um som violento e propositalmente irracional, assustador e desagradável. Bill Ward contou: "No primeiro álbum, tivemos dois dias para fazer tudo, e não muito mais tempo em Paranoid'. Mas agora poderíamos levar nosso tempo e tentar coisas diferentes. Todos nós abraçamos a oportunidade: Tony jogou partes de violão clássico, o baixo de Geezer foi virtualmente dobrado em potência, eu fui para bumbos maiores, também experimentando overdubs. E Ozzy foi muito melhor. Mas esta foi a primeira vez em que não tínhamos shows marcados e pudemos apenas nos concentrar em fazer do álbum um marco". "Children Of The Grave" é amplamente considerada uma das maiores canções da banda.
Children Of The Grave / Crianças da Sepultura
Revolution in their minds / Revolução em suas mentes
The children start to march / As crianças começam a marchar
Against the world in which they have to live in / Contra o mundo que têm de viver
Oh the hate that's in their hearts / E todo ódio que está em seus corações
They're tired of being pushed around / Elas estão cansadas de serem empurradas
And told just what to do / E apenas ouvir e obedecer
They'll fight the world until they've won / Elas enfrentarão o mundo até que vençam
And love comes flowing through / E o amor venha a fluir
Yeah!
Children of tomorrow live in / As crianças do amanhã vivem
The tears that fall today / Nas lágrimas que caem hoje
Will the sunrise of tomorrow / O Sol se erguerá amanhã
Bring them peace in any way? / Trazendo a paz de alguma forma?
Must the world live / O mundo tem que viver
In the shadow of atomic fear? / Na sombra do medo atômico?
Can they win the fight for peace / Elas conseguirão ganhar a batalha pela paz
Or will they disappear? Yeah / Ou irão desaparecer? Yeah
So you children of the world / Então crianças do mundo
Listen to what I say / Ouçam o que eu digo
If you want a better place to live in / Se vocês querem um lugar melhor para viverem
Spread the Words today / Espalhem as palavras hoje
Show the world that love / Mostrem ao mundo que o amor
Is still alive you must be brave / Ainda está vivo e vocês devem ser fortes
Or you children of today / Ou vocês crianças do hoje
Are children of the grave. Yeah! / Serão crianças da sepultura
"Master Of Reality" foi o primeiro do Sabbath que comprei, uma pedrada na orelha na época. Fiquei hipnotizado. Um discaço-aço-aço! A performance de Bill Ward na bateria, para mim, é um assombro. Adoro o efeito que ele faz, repicando batidas e criando uma espécie de "sugestão de avalanche". Duca total. Sabbath forever.
ResponderExcluirMelhor música do espetacular álbum. Pirei quando ouvi aquela introdução com uma linha pulsante e contagiante do baixo. Uma das minhas prediletas do grande Sabbath!
ResponderExcluir