segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: a Old Mill House e o Bray Studios, em Windsor, Inglaterra

No dia 24/set/1980 (ou seja, ontem fez 37 anos), John Bonham, o grande baterista do Led Zeppelin, foi apanhado por Rex King, assistente da banda, que o pegou em casa (em sua fazenda "Old Hyde", que já comentamos aqui, por volta do meio-dia) e levou-o para o Bray Studios, local onde eles iriam ensaiar para a próxima turnê norte-americana. Rex era assistente pessoal de Bonham e também seu amigo. Eles gostavam muito um do outro. Rex foi o único a acompanhar Bonzo em sua viagem a Newcastle onde gravou uma participação no programa "Alright Now", da Tyne Tees TV, em mar/80. Se você nunca viu isto, aqui está:
O Bray Studios ficava localizado na pequena vila medieval de Bray-on-Thames, no condado de Berkshire, às margens do Rio Tâmisa, bem perto do famoso castelo de Windsor (uma das residências oficiais da família real britânica). Antes, porém, deles chegarem à Bray, Bonham pediu que parassem num pub para tomar um lanche de café-da-manhã. Nesse "lanchinho", ele mandou para dentro 4 doses quádruplas de "Screwdriver" (vodka com suco de laranja, cerca de 450ml), mais um enrolado de presunto. Após dar uma mordida no enrolado, ele disse para Rex: "- Breakfast". No Bray Studios, ele continuou a beber pesado e há relatos de que ficou reclamando repetidamente da turnê norte-americana.
Jimmy Page, Rex King (de costas) e John Bonham
Segundo John Paul Jones, eles nem ensaiaram tanto, especialmente por causa do crescente estado de embriaguez de Bonzo na medida em que o dia passou (parece que ele chegou a cair sobre a bateria algumas vezes...). Robert Plant foi quem chamou todos para uma parada nos esforços e sugeriu que recomeçassem no dia seguinte. Então, como já era de noitinha, resolveram parar e a banda retirou-se para a casa de Jimmy Page, a "Old Mill House", noutro vilarejo chamado Clewer, pertinho dali (cerca de 8 minutos). Lá, Bonzo continuou a beber e a queixar-se de ter que ir para os EUA até, que por volta da meia-noite, ele apagou e foi levado (por Rick Hobbs, assistente de Jimmy Page, e King) para um quarto no andar de cima e colocado numa cama. Aparentemente, às 8:30 da manhã do dia seguinte (dia 25/set/1980), alguém foi lá e checou e estava tudo bem. Mas às 13:45, o novo gerente de turnês Benji LeFevre (que havia substituído Richard Cole nesta função) e John Paul Jones tentaram o despertar, mas ele não respondeu. Havia também um cheiro ruim que não estava ali mais cedo. Bonham estava morto.
Bonham tinha apenas 32 anos de idade. Abaixo, você poderá ter uma ideia do interior da Old Mill House.

A causa da morte foi asfixia causada pelo vômito. O veredito de morte acidental foi decidido após um inquérito, em 27/out/1980. A autópsia não encontrou outras drogas no corpo de Bonham. Ele foi cremado em 10/out/1980 e suas cinzas foram enterradas no cemitério da igreja paroquial Rushock, em Droitwich, Worcestershire (a aproximadamente 2 horas dali). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.