quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Você conhecia o "inventor" particular dos Beatles?

Magic Alex e John Lennon, 1968
Se você já leu alguma biografia dos Beatles, provavelmente você já passou pelo nome "Alexis Mardas", ou como John Lennon o chamava: "Magic Alex". Mardas mexia com eletrônica (ele trabalhava consertando TVs quando conheceu a banda) e os Beatles o colocaram no comando da "Apple Electronics", uma companhia que deveria ter comercializado as invenções de Mardas. De acordo com os livros, Magic Alex estava cheio de ideias fabulosas e fantásticas para os meninos de Liverpool. Ringo declarou: "Ele teve aquela ideia de que todos nós deveríamos ter nossas cabeças perfuradas. Segundo ele, se fizéssemos isto nosso terceiro olho interior iria passar a ser capaz de ver e nos tornaríamos cósmicos instantaneamente". É mole? Né não, mas isto é só para você sentir o tipão do cara. Quando o New York Times chamou Mardas de charlatão, em 2008, ele processou o jornal e soltou uma nota de 9 páginas (leia a íntegra aqui - em inglês) em que tentou "esclarecer a história" sobre suas atividades na "Apple Electronics", buscou demonstrar seu alegado papel no rompimento entre os Beatles e o Maharishi, além do que procurou exaltar toda sua importância naquilo tudo. Segundo ele, "como resultado de seus excelentes contatos, seu trabalho subsequente foi manufaturar eletrônicos, armaduras e carros blindados para governos de todo o mundo. "Eu desenvolvi amizade pessoal com os reis da Grécia, da Jordânia, da Espanha, do Marrocos e também com o presidente do Egito e com o primeiro-ministro do Canadá". Fodão o cara, heim? A íntegra da nota é bem interessante, mas o chamado item 14 é especial. Nessa parte, dizendo que "certas pessoas" teriam dito que ele prometeu criar algumas invenções para os Beatles e que ele nunca as fez, Mardas enumerou gadgets muito loucos que ele supostamente deveria ter lançado pela "Apple Electronics". Nunca consegui ler essa lista sem disparar a rir. Veja se você consegue se conter:
"Eu nunca prometi, nem debati, nem muito menos tentei inventar qualquer das seguintes coisas:14.1   uma câmera de raios-X que pudesse ver através de paredes;14.2   um campo de força que envolveria um prédio com ar colorido de tal jeito que ninguém o veria;14.3   um campo de força de ar comprimido que pudesse impedir alguém de dirigir um carro;14.4   uma casa que poderia flutuar no ar, suspensa num raio invisível;14.5   papel-parede que poderia ligar-se num sistema de som e operar como uma caixa de som;14.6   um sol artificial que passaria sobre a Baker St. e iluminaria o céu durante a abertura de gala da loja de roupas dos Beatles, a "Apple Boutique", em 4/dez/67;14.7   pintura mágica que tornaria os objetos pintados invisíveis;14.8   pintura elétrica que poderia ser plugada numa parede e iluminaria o cômodo;14.9   um disco voador feito a partir do motor da Ferrari de George Harrison e do Rolls Royce de John Lennon;14.10   um campo de força ao redor da bateria de Ringo Starr que isolaria o som dela do resto dos microfones no estúdio. Sobre esta invenção em particular, eu discuti certa vez com Lennon. Eu lhe disse que era possível teoricamente criar uma barreria ultrassônica que impediria o som de andar numa área, mas eu nunca sugeri que poderia criá-lo".
Quá-quá-quá... putz, como devia estar louco o entorno dos Beatles nessa época. Imagine isso tudo (inventor, roupas, meditação transcendental e por aí vai...), devia até ser difícil pensar em música. Só de gozação foi colocar abaixo o item 15 da nota do Mardas:
15. Além disso, eu nego qualquer ilação de que eu tenha prometido aos Beatles, na presença da artista Liliane Lijn, que eu poderia fazê-los levitar usando eletromagnetismo e também fazê-los desaparecer. Para começar, eu nunca estive com essa moça na presença de qualquer um dos Beatles e a alegação de que eu poderia levitar alguém é obviamente absurda.
John Lennon e Donovan no casamento de Magic Alex
Quando Mardas falou que "certas pessoas" fizeram essas alegações, os próprios Beatles devem ser incluídos, heim, afinal muitas dessas falas saíram das bocas de Paul, George e Ringo no livro "Beatles Anthology" (de Bob Spitz). Confira:
"Paul: 'ele imaginou usar papel-parede que pudesse funcionar como caixa de som'. Ringo: 'Magic Alex inventou a pintura elétrica. Você pintaria sua sala, plugaria-a e as paredes acenderiam!' George: 'Eu estava indo dar a ele o motor V12 da minha Ferrari Berlinetta e John ia dar o do carro dele. Alex disse-nos que com aqueles dois motores ele poderia fazer um disco voador'. 
Bem, confrontadas essas frases com a cabais negativas de Mardas, fico imaginando de onde os Beatles tiraram todas essas ideias? E por que eles as atribuem todas a ele? No trecho abaixo do filme "Magical Mystery Tour", Magic Alex canta "Walls Of Jericho":

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.