quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Um doc com Roky Erickson contando como vendeu sua alma ao diabo

O Halloween está chegando e há algum artista mais a ver com o tema do que Roky Erickson? O ex-vocalista do 13th Floor Elevators teve uma carreira cheia de canções com temas de filmes antigos de ficção científica e terror, além de sua luta pessoal inquietante contra uma doença mental. Nascido Roger Kynard Erickson, em jul/47 em Dallas/TX, ele fundou o 13th Floor Elevators em 1965. Ele e Tommy Hall eram os compositores. Reza a lenda que no início de sua carreira, Janis Joplin considerou ingressar no 13th Floor Elevators, mas Chet Helms, o pai do verão do amor, promotor de eventos e figura-líder da contracultura da época em SF, a persuadiu a migrar para lá onde encontraria fama maior. O álbum de estreia da banda, "The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators", de 66, é um marco e um dos destaques do Psych-Rock. Nele está a principal canção da banda, "You're Gonna Miss Me". O segundo álbum, "Easter Everywhere", de 67, talvez até seja o trabalho deles mais focado. Depois, teve um ao vivo fake, de 68 (aplausos adicionados em estúdio) e "Bull Of The Woods", de 69, seria o álbum final da banda. Erickson, devido a problemas de saúde e questões legais, pouco participou deste disco.
Já em 68, Erickson teve um episódio em que começou a falar sem sentido e logo foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide e enviado para um hospital psiquiátrico em Houston/TX, onde involuntariamente recebeu terapia eletroconvulsiva. O 13th Floor Elevators era banda que defendia o uso da maconha e de drogas psicodélicas. Isto lhes atraiu a atenção da polícia e de um monte de órgãos fiscais da caretice. Em 69, Erickson foi preso por posse de um único baseado em Austin/TX. Por motivo de alegada insanidade, ele foi enviado para o hospital de Austin. Houve várias fugas e ele acabou sendo enviado para outro hospital, em Rusk/TX, onde foi submetido a mais terapia eletroconvulsiva e a tratamentos com Thorazine. Ficou lá sob custódia até 72. Durante esse tempo, continuou a compor canções e a escrever poesias.
Em 74, após sair do hospital, Erickson formou outra banda, a "Bleib Alien" (um trocadilho com palavras em alemão que significava "permaneça sozinho"). Neste novo projeto, ele trocou os sons psicodélicos por um Hard Rock cheio de letras aludindo a filmes de terror antigos e temas de ficção científica. No final dos anos 70, montou outra banda chamada "Roky Erickson & The Aliens", que gravou discos. Erickson também se apresentou no início dos anos 80 com a banda de Austin/TX, The Explosives. Em 82, Erickson declarou que um marciano estava habitando em seu corpo. É mole? Nesta época, Erickson desenvolveu uma obsessão com cartas passando horas lendo coisas que recebia ou escrevendo para gente morta ou viva. Em 89, ele foi preso sob acusação de roubar correspondência das caixas de correios dos vizinhos. É mole? Em 84, Erickson ganhou um doc intitulado "Demon Angel: A Day And Night With Roky Erickson". O doc era cheio de entrevistas e performances em pleno Halloween. A parte com entrevistas trazia Erickson falando sobre vários temas incluindo sobre sua crença de ser o único artista de Rock de terror e sobre Bob Dylan supostamente ser uma espécie de demônio de outro planeta. ré-ré-ré. Numa certa parte, Roky afirmava que vendera sua alma ao diabo cerca de 4 ou 5 anos antes. Ele chega a descrever como foi. Talvez, até ainda mais interessante seja o local das performances, que a ficha técnica indica terem sido filmadas num misterioso "riacho subterrâneo". Por entre canções acústicas e elétricas, quase todas solo e algumas com acompanhamento de guitarra do produtor Mike Alvarez (um dos homens por trás do Woodstock Festival), Erickson toca uma dúzia de seus clássicos incluindo "Two Headed Dog", "Night of the Vampire", "Starry Eyes", "Cold Night for Alligators"... sentiu o drama? Vou postar o doc. Duca total.

Um comentário:

  1. Caramba, sabia que Roky havia tido uma vida louca e sido vitimado pela repressão, com internamento em instituição psiquiátrica até meados dos anos 70. Mas não sabia dessa inclinação ao ocultismo despirocado. Adoro o 13th Floor, pra mim uma das melhores bandas (e pioneira) de psychedelic music.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.