Você se lembra da "Vila Sésamo"? Era um programa educativo da TV que passou no BR na década de 70. Produzido originalmente nos EUA pelo atual canal PBS, ele era protagonizado por fantoches criados por Jim Henson. O sucesso foi tão grande que os bonecos ganharam outro programa, "Os Muppets". Nos EUA, foram produzidos quase 10 mil (!) episódios em 48 temporadas (!!) o que faz de "Vila Sésamo" o programa infantil de maior duração da história. Foi apresentado em 120 países, inclusive no BR. Utilizava os fantoches para ensinar pequenas lições de leitura/aritmética, noções básicas de vida pessoal/social. Por aqui, ele começou a ser transmitido em out/72, numa adaptação feita por Boni (então diretor da Globo) e Cláudio Petraglia (diretor da TV Cultura de SP). Eis o motivo de "Vila Sésamo" ter sido exibido pelas duas emissoras até 74, quando a Globo assumiu totalmente a produção. No BR, o programa era acompanhado por canções compostas pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. A lembrança que tenho é que era um programa bem louco no início, depois foi ficando quadradão. Nos EUA, toda semana havia um famoso presente: Burt Lancaster, James Earl Jones, Carol Burnett e até... Grace Slick. Sim, a linda voz de Grace Slick, do Jefferson Airplane esteve presente em quase todos os episódios da primeira temporada de "Vila Sésamo", em 1969. Ela cantava canções ensinando a garotada a contar, sobre bases musicais de psicodelia e Free Jazz, e animações gráficas bacanas. Sente só:
Bem hipnótico e experimental, né? Antes dessa participação, Slick havia também estado presente no documentário de Jim Henson, "Youth 68", um estudo sobre a contracultura dos anos 60.
Só para você ter uma ideia de como a psicodelia invadiu tudo e até a "Vila Sésamo", confira abaixo o curta "The Tomato", de 1969, de apenas um minuto, mas completamente insano e pirado em suas tomadas em close-up de um tomate (!), mais uma trilha sonora bizarra. Ambicioso? Sei lá. É apenas "Vila Sésamo".

Putz, nunca soube disso. Grace Slick na Vila Sésamo!!! Surpreendente.
ResponderExcluirEu já era crescidinho para ver o programa, achava até meio bobo. Mas gostava de um certo personagem tarado por bolachas, o Ênio. O Garibaldo devoarava abacaxis e era a estrela do seriado, gostava dele também. Me lembro da Aracay Balabarian, baita atriz, que começou sua carreira global na atração infantil.
Kkkkkk... causos e mais causos do Rock, brow.
ResponderExcluir