Mary Cox, que ficou conhecida como Maureen Starkey, nasceu em 4/ago/46 em Liverpool, filha única de Joseph Cox, um mordomo de navio, e Florence Barrett. Na adolescência, transformou seu uniforme escolar num vestido e pagou a um colega dez cigarros para lhe ensinar a fumar corretamente. Ela deixou a escola de freiras aos 14 anos de idade. Mary começou a trabalhar no Ashley Du Pré (salão de cabelos, em Liverpool), como estagiária de manicure/cabeleireira. Ela queria se tornar uma profissional. Como era moda, Mary mudou seu nome para um próximo e mais em voga na época: Maureen (que significa "pequena Mary", em irlandês). Entretanto, para os amigos, ela era apenas "Mo".
Aos 15 anos, Maureen começou a frequentar regularmente o Cavern Club e a enfrentar longas filas e disputas para ver os Beatles tocando. Eles estavam começando. Cada menina imaginava-se com um Beatle e, para Maureen, sempre foi Ringo (que havia entrado na banda ao substituir Pete Best, em 1962), embora ela tenha conseguido beijar primeiro Paul, num desafio. Ringo, que ela chamava de "Ritchie" (por causa de Richard Starkey, seu verdadeiro nome), não a notou imediatamente entre tantas fãs. Aliás, todos os Beatles eram oficialmente livres, por razão de imagem. Ringo percebeu as características diferenciais de Maureen: seus lindos, grandes e negros olhos (ele dizia que eles o hipnotizavam...), seu cabelo bufante com franjinha, etc., e a convidou para uma dança. Eles começaram a sair pouco depois disto, mas ela só tinha 16 anos! Ela era frequentemente ameaçada e, numa vez, foi arranhada no rosto por uma rival. Ela até teve de parar de trabalhar no salão por causa das ameaças. Em set/63, com autorização de seus pais, ela viajou para a Grécia com Ringo, Paul e Jane Asher (namorada e primeira esposa de Paul - ainda falaremos dela, nessa coluna). Na véspera de uma turnê internacional, Ringo ficou doente (febre e amigdalite - ele teve que remover as amígdalas) e foi levado a um hospital em Londres, onde Maureen o visitou todos os dias ajudando a cuidar dele. Depois disto, eles tornaram-se um casal monogâmico e em 20/jan/65, Ringo a pediu em casamento, no Ad-Lib Club. Ela era 6 anos mais jovem que Ringo Starr, quando eles se casaram em 11/fev/65. Ela tinha 18 anos, na época. Zak Starkey (o segundo filho de Beatle - o primeiro foi Julian Lennon, em 63) nasceu em set/65. Em ago/67, nasceu Jason Starkey e, em nov/70, nasceu uma menina, Lee Parkin Starkey.
Maureen e Ringo eram inseparáveis e tiveram uma relação profunda, talvez até demais e acabaram se divorciando em 1975. Quando os Beatles se separaram em 1970, as infidelidade de Ringo se tornaram mais frequentes e o alcoolismo aumentou. Numa das visitas de George e Pattie Harrison aos Starrs, George confessou seu amor à Maureen e isto levou-os a um caso. Ringo ameaçou o divórcio quando Pattie a contou que havia pego o par na cama juntos. Apesar de tudo, Maureen não queria se separar de Ringo, mas cansou-se e resolveu divorciar quando Ringo começou um relacionamento com a modelo e fotógrafa norte-americana Nancy Lee Andrews. Ringo aceitou dar a Maureen a guarda dos filhos e um pagamento único de 125 mil libras, junto com outras 23 mil por ano e 2,5 mil por cada filho. Maureen passou por uma depressão e espatifou uma moto num muro numa tentativa de suicídio. Ringo, mais tarde, confessou que seu primeiro casamento havia sido disfuncional e que ele havia sido um bêbado, agressivo e um pai ausente. Maureen tentou em 87 uma ação judicial para arrancar dinheiro de Ringo, mas o juiz na sentença disse que Ringo havia sido generoso ao já ter aumentado seus pagamentos anuais por 2 vezes e condenou-a a pagar as custas processuais. O dinheiro ficou apertado e Maureen conheceu Isaac Tigrett, milionário fundador do Hard Rock Cafe e do House of Blues e eles se casaram em 1989, em Monaco.
Eles tiveram uma filha, Augusta King Tigrett, em 87 (ela já era então vovó: Zak, que tivera uma filha, Tatia Jayne, que nasceu em 85). Ele costumava chamá-la de sua maior memorabília do Rock. Maureen morreu em dez/94, em Seattle, WA, após um transplante de medula num tratamento de leucemia. Ringo, os quatro filhos e Isaac estavam todos juntos dela, ao seu lado.
















Essa coluna é simplesmente duca. As personagens paralelas do rock sempre trazem consigo muitas histórias interessantes e segredos fundamentais para se compreender a história do rock como um todo.
ResponderExcluirQue bom que o brother está gostando. A ideia foi exatamente essa: contar, através da mulheres (quer coisa melhor) dos nossos ídolos, detalhes e histórias e causos do Rock.
ResponderExcluir