sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Wayne Kramer está postando vídeos históricos do MC5

Olha só essa: parece que Wayne Kramer, da lendária banda MC5, abriu de repente contas no YouTube (link aqui) e no Facebook (link aqui) e decidiu usá-las para postar algumas filmagens matadoras de sua banda no auge. Ele já alimentou estas contas com um monte de vídeos e fica a dica para ficarmos todos de olho vivo... o mais antigo até agora é uma compilação de imagens na convenção nacional do Partido Democrata, em Chicago/1968. "DASPO-CONUS" significa "Department Of The Army Special Photographic Office" e "Continental United States". Foi este órgão que filmou o evento (foram eles também os responsáveis por filmar a guerra do Vietnã, "in loco"). Na realidade, trata-se de uma compilação de imagens, sem áudio, algo como um documentário visual, apenas união de diferentes cenas, mas muito interessante, ainda que o MC5 só apareça por uns poucos momentos. Por volta da marca dos 29 segundos, vê-se um cantor folk cantando no meio do público. É Phil Ochs. Segundos depois, surge o MC5, de maneira similar. Com eu já disse, infelizmente não há áudio. Uma pena! Segundo Kramer, estas imagens são totalmente inéditas e nunca haviam sido divulgadas antes! Uau! Confira:
A trilha que você ouve é montada por cima com trechos de canções solo de Kramer. Agora, olha só esse segundo vídeo, certamente bem mais apetitoso do ponto de vista dos fãs do MC5. Foi filmado no "Tartar Field", um espaço dentro da Wayne State University, em Detroit, MI (do lado da rodovia, onde o time de futebol americano treinava - hoje, virou local de moradias), em 19/jul/1970. Se você for realmente um fã do MC5 é possível que já tenha visto essas imagens antes (mas talvez não nesta qualidade). A banda toca "Ramblin' Rose" e "Kick Out The Jams" (ambas do fodástico álbum de estreia deles, de 69) e depois "Looking At You" (do segundo disco, "Back In The USA", de 70). Esta foi a primeira vez que eles a tocaram ao vivo num palco. Uau! É energia demais! Histórico total, heim (note Kramer fazendo imitação dos passos de James Brown). Este concerto foi gravado em múltiplas câmeras, ou seja, filmagem profissional e o som é ótimo. Os olhares nos rostos da assustada multidão são outro dos destaques. Confira:
Para completar essa postagem, vou colocar outro vídeo no Gibus Club, em Paris, 1972. As imagens são ruins, mas o áudio nem tanto. Detalhe ultra especial: note que Fred "Sonic" Smith está usando sua famosa roupa de super-herói. Kramer escreveu para este vídeo: "Desfrute Fred em seu 'sonic smith suit'!". Uau! Apenas duas canções, mas ambas são matadoras: "Kick Out The Jams" e "Black To Comm", uma de suas eternas jams experimentais, voltando aos tempos em que todos ainda eram adolescentes.

Um comentário:

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.