sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Tesouros perdidos


Weed - Alemanha

Se alguém colocasse esse disco para rodar e pedisse qualquer roqueiro da gema para adivinhar de quem seria aquele agradável som, o indivíduo certamente diria na lata: Uriah Heep. Teria errado, mas seria uma daquelas bolas que acertam a trave em que o goleiro praticamente impediu o gol só com o olhar. Estamos falando de uma banda alemã fortemente influencidada pelo hard rock inglês do início dos anos 70 (e os germânicos têm uma renca dessas bandas que beberam direto na fonte inglesa). Mas para deixar a tentativa de adivinhação ainda mais curiosa, o tecladista do Heep, Ken Hensely não só apoiou o projeto como cantou e tocou seu inconfundível multiteclado, embora não conste dos créditos.

Lançado em 1971, o único trabalho do grupo é uma mistura equilibrada de hard e prog, bem em voga naquela época. E a sonoridade deixa bem clara a consultoria de Hensley. Poderia bem ser um dos discos do grupo inglês, situado na fase clássica, próximo ao fenomenal Demons and Wizards. Vocal emocionado e redondo, letras fantasiosas, violões melódicos nas introduções ou quebras de ritmo, guitarra afiada em riffs e solos de rara beleza e presença intensa dos inspirados teclados hammond na condução do som. A bateria muito bem executada e encaixada confere o peso ao som que agrada em cheio os apreciadores da fusão hard/prog. Há momentos em que o som também lembra algo do Deep Purple em canções com maior presença das telcas do saudoso Jon Lord, como Space Truckin’ ou The Mule.



Hensley jamais negou sua participação no grupo, mas deixou claro que não nutre grande afeto pelo trabalho, assim como sua passagem pelo Head Machine, grupo em que tocou antes de ingressar no Heep. Mas o disco é muito bom e não desagrada quem curte o gênero. Trata-se de uma mega raridade, mesmo na versão digital. O mau gosto da capa pode ter afugentado alguns fans que poderiam muito bem gostar do som, mas passaram batido, o que comprometeu maior divulgação do álbum. Os integrantes não foram muito além e jamais se ouviu falar em qualquer um deles posteriormente. Mas sem dúvida, trata-se de um tesouro perdido do rock raro.

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