segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Rock'n'Roll Landmarks: o "De Lane Lea Studios", em Londres

O "De Lane Lea Studios" (site oficial) atualmente funciona na Dean Street, no bairro do Soho, em Londres. Embora tenha sido usado principalmente, ao longo dos anos, para operações de dublagem de filmes e programas de TV, ele entrou mesmo para a história por causa de lá grandes artistas como The Animals, The Beatles, Soft Machine, Queen, The Rolling Stones, Bee Gees, The Who, The Jimi Hendrix Experience, Pink Floyd, Electric Light Orchestra, Deep Purple, entre tantos outros, terem gravado canções e grandes álbuns. Entretanto, isso aconteceu mais nos endereços anteriores da 129 Kingsway, em Holborn e da Engineers Way, em Wembley. Após o "De Lane Lea" ter se mudado desses endereços, eles foram assumidos pela Lee Lightining que, muitos anos depois, tornou-se o Fountain Studios. Hoje, esses locais servem para gravação de programas como "The X Factor". 
Major Jacques De Lane Lea, um adido militar francês (oficial acreditado junto de uma representação diplomática com a finalidade de trabalhar em estreita ligação com as autoridades militares locais, permutando informação específica) atuante junto ao governo britânico, foi quem fundou o "De Lane Lea Processes Ltd.", em 1947, com um laboratório no Soho, coração da pós-produção inglesa da época. Seu objetivo era dublar filmes ingleses para o francês. A companhia foi adaptada para atender as demandas do mercado e acabou expandindo-se significativamente nos anos 50, 60 e 70. A gravação de música, em especial, cresceu e se aprimorou dramaticamente, assim como as rádios e TVs comerciais que floresceram nessas décadas e levaram ao novo campo da propaganda. A companhia abriu uma variedade de estúdios em Londres (para gravação de voz, dublagem de filmes, mixagem de comerciais de TV e rádio, gravação de música e orquestrações). Esse período é lembrado com carinho por muitos por causa da maravilhosa variedade de clientes talentosos que frequentaram as instalações do "De Lane Lea". Houve até uma visita real: a princesa Margaret inaugurou o estúdio em Wembley, em 1971. Ainda nos anos 70, a companhia moveu-se para o prédio da Dean Street, que ocupa até hoje e foi mudando o foco na direção de som para filme e TV.
Hoje, o "De Lane Lea" é especializado em pós-produção para cinema e televisão. São 6 estúdios, incluindo o "Studio 1", o maior de Londres dublando cinema com um dos mais poderosos consoles da Europa: o AMS Neve DFC mixing console. A Warner Bros. é dona do "De Lane Lea" desde nov/2012. Saca só alguns disquinhos gravados (no todo ou em parte) no "De Lane Lea":

Um comentário:

Comentários são bem vindos, desde que respeitosos da opinião alheia e sejam construtivos para o debate de ideias.